quinta-feira, 9 de maio de 2013

O papel de organizações internacionais na procura de modelos de desenvolvimento sustentável.


Organizações internacionais

A nível internacional existem muitas organizações que promovem o desenvolvimento sustentável junto das empresas, sociedade, políticos etc.

De seguida estão identificados apenas algumas dessas organizações que pelo seu papel orientador na economia, constituem fontes de informação úteis para uma estratégia empresarial:

União Europeia e a Sustentabilidade Empresarial – A união Europeia tem vindo a desenvolver várias actividades na sustentabilidade empresarial em várias dimensões, sendo expectável desenvolvimentos futuros ao nível das exigências que poderão ser realizadas às empresas. O Plano de actuação Europeu para o consumo e produção sustentável irá trazer alterações profundas ao tecido empresarial, à inovação e à tecnologia.

Global Compact - É uma iniciativa das Nações Unidas que pretende juntar as empresas que se comprometem a desenvolver o seu negócio seguindo dez princípios universalmente aceites nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.

Millennium Goals – É uma iniciativa das Nações Unidas que pretende agregar as empresas que se comprometem a desenvolver actividades que permitam acabar com a pobreza em 2015, e que se decompõem em oito objectivos específicos.

World Busincess Council for Sustainable Development  (WBCSD) – é uma associação internacional que agrega cerca de 200 empresas , e que tem como missão  promover o desenvolvimento sustentável junto do sector privado.

United Nations Environment Programme (UNEP) – é a organização internacional que coordena as actividades das Nações Unidas relacionadas com o Ambiente. O propósito da mesma é ajudar os países em desenvolvimento a implementar políticas e práticas ambientais sólidas. As suas actividades cobrem uma extensa panóplia de questões relacionadas com a atmosfera, os ecossistemas terrestres e marítimos, bem como a regulamentação ambiental e a implementação da “green economy”.

GreenBiz.com – esta é a fonte líder de notícias, opiniões, melhores práticas e outros recursos sobre tornar os negócios ecológicos. Auto-intitulada como Business Voice of the Green Economy, a missão desta organização é fornecer informações claras e concisas, bem como oportunidades de aprendizagem que ajudem as empresas, de todos os tamanhos e sectores, a integrarem a responsabilidade ambiental nas suas agendas, de forma a apoiar práticas de negócios rentáveis.

American Sustainable Business Council – Através da Educação e Justiça, pretendem influenciar a criação de uma política pública que reconheça o grande e crescente universo de empresas sustentáveis e socialmente responsáveis. Assim sendo, a missão do ASBC é promover políticas públicas que garantam uma vibrante e justa economia sustentável.

American Council for an Energy-Efficient Economy – Organização sem fins lucrativos que actua como catalisador na promoção de políticas de eficiência energética, programas, tecnologias, investimentos e comportamentos.

6 comentários: